TV Assembleia
De
Até
1.782 vídeos encontrados
Efeitos políticos e econômicos da pandemia
43:23
Assembleia Notícia
Efeitos políticos e econômicos da pandemia

O cientista político Bruno Reis avalia os efeitos políticos e econômicos da pandemia de covid-19. Ele comenta o aumento da desigualdade no Brasil e o cenário que se desenha no país para 2021 pós-pandemia. Reis analisa as principais medidas econômicas tomadas durante a pandemia e aponta aquelas que deveriam ser adotadas para a retomada do país. O cientista político fala da discussão entorno da criação de uma renda básica no Brasil e da criação de um programa que substitua o Bolsa Família. Bruno Reis analisa a atuação do governo Bolsonaro durante a crise e o relacionamento dele com o Congresso na busca por saídas para a área econômica. O cientista político também projeta o cenário eleitoral de 2022.

O Patriota-MG nas eleições municipais
19:20
Assembleia Notícia
O Patriota-MG nas eleições municipais

O presidente do Patriota-MG Hércules Marques de Sá fala sobre os planos eleitorais da legenda. Ele apresenta as metas da legenda em Minas Gerais e comenta os impactos do fim das coligações na composição das chapas de vereadores. Hércules também fala sobre a possibilidade de alianças e os cálculos que são feitos para que o partido supere a cláusula de barreira em 2022. O presidente do Patriota fala sobre a candidatura do partido em Belo Horizonte e sobre a influência da pandemia no debate eleitoral. Ele avalia, ainda, qual o posicionamento do partido em relação ao presidente Jair Bolsonaro e a postura ideológica da legenda.

Eleições nos EUA
31:58
Assembleia Notícia
Eleições nos EUA

O professor Carlos Gustavo Poggio fala sobre as eleições nos Estados Unidos. Ele comenta o cenário eleitoral e o estágio atual da campanha. Poggio fala sobre os impactos na disputa dos debates previstos entre os candidatos republicano e democrata. O professor analisa o perfil dos dois candidatos, o presidente Donald Trump e o desafiante Joe Biden. Carlos Gustavo Poggio também comenta a influência da pandemia de covid-19 na corrida presidencial e se uma melhora na situação econômica aumenta as chances de Trump se reeleger. Ele também analisa os impactos nas eleições da morte da juíza Ruth Ginsburg, que pode dar ao atual presidente dos Estados Unidos a oportunidade de nomear mais um integrante da Suprema Corte. Poggio comenta o perfil do eleitor norte-americano, avalia a influência da disputa político-econômica com a China e aponta os possíveis impactos da eleição dos Estados Unidos no Brasil e no governo Bolsonaro.

Política externa do governo Bolsonaro
41:01
Assembleia Notícia
Política externa do governo Bolsonaro

O diplomata Rubens Ricupero analisa a política externa do governo Bolsonaro. Ele fala sobre a abertura da 75ª Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas e comenta sobre o possível discurso de Bolsonaro no evento em defesa do meio ambiente e do agronegócio brasileiros. Ricupero fala a respeito da situação ambiental do Brasil, principalmente das queimadas no Pantanal. O diplomata critica a atuação do ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, e fala sobre a perda de credibilidade internacional do país nessa área. Ricupero analisa a atuação recente do Itamaraty e critica a diplomacia brasileira. Ele analisa a nota emitida pelo presidente da Câmara, Rodrigo Maia, a respeito da visita do secretário de Estado norte-americano, Mike Pompeo, ao Brasil, o que foi interpretado como interferência na política interna venezuelana e como um rompimento na tradição diplomática brasileira. O diplomata analisa os impactos das eleições dos EUA na política brasileira e na polarização entre norte-americanos e chineses.

Cenário eleitoral após as convenções
30:40
Assembleia Notícia
Cenário eleitoral após as convenções

O jornalista Orion Teixeira comenta o cenário eleitoral em Belo Horizonte. Os partidos encerraram as convenções e têm até 26/09 para registrar as candidaturas. Ele fala sobre a possibilidade de até 17 postulantes ao cargo de prefeito de Belo Horizonte. Teixeira comenta a chance de reeleição de Alexandre Kalil (PSD) na capital e diz que ele deve ser o alvo dos outros adversários e de parte do empresariado da cidade. Orion fala sobre os candidatos que conseguiram mais aliados até o momento, Kalil e João Vítor Xavier (Cidadania). Ele também projeta como o governador Romeu Zema e o presidente Jair Bolsonaro devem participar da campanha. O jornalista avalia, também, as candidaturas de Bruno Engler (PRTB) e os nomes que tentarão a Prefeitura pela esquerda, Áurea Carolina (PSOL), Nilmário Miranda (PT) e Wadson Ribeiro (PCdoB). Orion Teixeira aponta qual deve ser o tom da campanha e também analisa a disputa no interior do estado.

Estratégias eleitorais do PDT-MG
30:34
Mundo Político
Estratégias eleitorais do PDT-MG

O deputado federal Mário Heringer, presidente do PDT-MG, fala sobre as estratégias eleitorais da legenda. Ele apresenta os objetivos da legenda e diz que a sigla pretende aumentar a capilaridade em Minas Gerais como parte de uma estratégia nacional de olho nas eleições de 2022. O parlamentar fala sobre a tática de não ter candidatura majoritária em Belo Horizonte e do lançamento de vários nomes para as Câmaras Muncipais. Heringer avalia os impactos da pandemia de covid-19 no debate eleitoral. Mário Heringer avalia como o PDT deve se relacionar com as candidaturas bolsonaristas em Minas Gerais. O deputado também faz uma análise do governo Bolsonaro e comenta a realização da campanha durante o período de pandemia.

Política ambiental e relações internacionais
29:57
Assembleia Notícia
Política ambiental e relações internacionais

A professora Andrea Steiner analisa os impactos da política ambiental do governo Bolsonaro nas relações internacionais do Brasil. Ela aponta uma falta de percepção pública do papel do meio ambiente e da influência da degradação ambiental na vida das pessoas. Steiner comenta a atuação do ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, e analisa o discurso de que a preservação ambiental contraria interesses econômicos. A professora fala dos impactos das queimadas no Pantanal e na Amazônia, analisa a presença do Exército nas áreas de proteção ambiental e diz como os acordos internacionais são influenciados pela situação do meio ambiente no Brasil. Steiner explica o que seria desenvolvimento sustentável e fala da importância dos oceanos.

Eleições 2020: estratégias do PSOL-MG
27:50
Assembleia Notícia
Eleições 2020: estratégias do PSOL-MG

A presidenta estadual do PSOL, Maria da Consolação, fala sobre os planos eleitorais da legenda em Minas. Ela apresenta as metas do partido para as disputas de novembro e as pautas que serão defendidas nas campanhas. Consolação afirma que a sigla vai apostar na representatividade e na diversidade das candidaturas. Ela também avalia a apresentação das chamadas candidaturas coletivas nas disputas por vagas nas Câmaras Municipais. A dirigente partidária fala sobre o debate a respeito das mulheres e da classe trabalhadora que o PSOL pretende fazer nesse período eleitoral. Ela também avalia a criação de uma frente de esquerda em Belo Horizonte e a distribuição igualitária de recursos entre as candidaturas.

Serviço público e reforma administrativa
31:12
Assembleia Notícia
Serviço público e reforma administrativa

A professora Kamila Pagel avalia a necessidade da reforma administrativa proposta pelo governo Bolsonaro e aponta os principais pontos da estrutura pública que precisam ser alterados. Pagel acredita que é preciso reformar a administração pública, mas vê problemas nas premissas defendidas pela proposta apresentada pelo governo Bolsonaro. A professora explica a razão das carreiras e promoções no serviço público e analisa a questão da desigualdade entre os servidores públicos. Kamila Pagel relaciona a reforma administrativa com o debate da redução do tamanho do estado. Ela também avalia os impactos do discurso de que os servidores públicos possuem muitos privilégios e trabalham pouco. Pagel comenta, ainda, o papel do estado no combate à pandemia de covid-19.

Análise da conjuntura política nacional
37:42
Assembleia Notícia
Análise da conjuntura política nacional

A cientista política Marcia Dias faz uma análise da conjuntura política atual. Ela fala sobre a atuação do presidente Jair Bolsonaro, o comportamento dele durante a pandemia, a situação da popularidade dele junto ao eleitorado e o impacto do auxílio emergencial. A cientista política analisa o discurso antivacina e como o eleitorado lida com esse debate. Marcia Dias comenta a situação de Paulo Guedes, a agenda de reformas e a relação do presidente com o Congresso. A cientista política também avalia os impactos do caso Queiroz na situação de Bolsonaro.