TV Assembleia
De
Até
1.722 vídeos encontrados
EFAs pedem valorização da educação no campo
10:46
Compactos das Comissões
EFAs pedem valorização da educação no campo

Representantes das Escolas Família Agrícola estiveram na Assembleia pedindo uma política pública para a educação no campo. Eles temem cortes financeiros e a interrupção das escolas que sobrevivem com recursos do Fundeb. Outra reivindicação, levada à audiência da Comissão de Direitos Humanos, é que o governo de Minas também destine verbas para o funcionamento das EFAs.

Arquivo Especial: Discriminação Étnico-Racial
00:01
Conteúdos Especiais
Arquivo Especial: Discriminação Étnico-Racial

O programa fez uma retrospectiva de tudo que já foi publicado na Tv Assembleia sobre a Discriminação Étnico-Racial nas duas últimas décadas. O assunto é tema do Parlamento Jovem 2019 e pretende ajudar nas discussões feitas por estudantes de mais de 100 cidades mineiras. O programa foi gravado no Memorial da Assembleia, espaço favorável para refletir e recuperar um pouco das conquistas, soluções e desafios vivenciados no estado e, muitas vezes, discutidos e repensados no Legislativo Mineiro. O programa tá bem bacana, fala da luta dos negros, indígenas, ciganos, povos específicos, como haitianos, sírios, que têm que deixar seus países e se tornam refugiados ou nômades apátrias vivendo em condições desumanas por todo o planeta. A seleção e todo o conteúdo foi todo fundamentado nas informações levantadas com o apoio da Gerência de Documentação e Informação e também utilizando o documento base que a Assembleia produziu para fundamentar discussões no Parlamento Jovem 2019. Hoje, entende-se como discriminação étnico-racial qualquer distinção, exclusão, restrição ou preferência baseada na raça, ascendência, cor, origem nacional ou étnica com finalidade de dificultar ou impedir o reconhecimento e/ou exercício, em bases de igualdade, dos direitos humanos e das liberdades fundamentais nos campos social, político, econômico, cultural ou qualquer outra área da vida púbica. (Estatuto da Igualdade Racial - lei nº 12.288, de 20 de julho de 2010). A recuperação de todo este material pode servir de consulta, não só para o Parlamento Jovem 2019, mas também para qualquer pessoa interessada em compreender um pouco mais este cenário, para fiscalizar o que já foi feito e o que ainda precisa ser pensado, e também conhecer como Minas tem enfrentado a discriminação ao longo destes anos e como ela impacta o nosso estado. O programa Arquivo Especial descobriu, por exemplo, que Minas é o estado com maior número de ciganos do país. Em 2014, havia 3 etnias no Brasil e 58 ciganos em Minas. Também falamos dos refugiados que, segundo a Agência da ONU para refugiados, já são 65 milhões de pessoas fugindo do racismo, da discriminação, em busca de viverem com maior dignidade no mundo.

Assembleia Fiscaliza: Pasta da Educação sofre cobranças
06:23
Assembleia Notícia
Assembleia Fiscaliza: Pasta da Educação sofre cobranças

A audiência do Assembleia Fiscaliza que tratou da educação foi tensa, com muitas cobranças e até pedidos de afastamento da secretária da pasta, Júlia Sant'anna. Os deputados se mostraram irritados com cortes que têm atingido, desde o início do governo, um dos setores mais sensíveis da administração pública.

Assembleia fiscaliza: Ensino integral é defesa de parlamentares
01:10
Assembleia Notícia
Assembleia fiscaliza: Ensino integral é defesa de parlamentares

Outros deputados reforçaram a necessidade de investimentos no ensino integral e também destacaram o descumprimento de promessas de campanha do governador Romeu Zema. Eles cobraram, ainda, o piso nacional para os professores do Estado.

Escola estadual em Pedro Leopoldo corre risco de fechar
03:43
Assembleia Notícia
Escola estadual em Pedro Leopoldo corre risco de fechar

A Comissão de Educação da Assembleia esteve em Pedro Leopoldo. Os parlamentares visitaram a escola estadual Doutor Roberto Belisário Viana. A instituição de ensino está ameaçada de fechamento, devido à interrupção da oferta da educação de tempo integral.

UEMG sofre precarização e cortes de orçamento
02:48
Assembleia Notícia
UEMG sofre precarização e cortes de orçamento

Funcionários e alunos da UEMG relatam um quadro de precarização do trabalho e dos ambientes na universidade, em razão de um bloqueio de recursos pelo governo do estado. Segundo eles, o desenvolvimento de pesquisas também estaria ameaçado.

Deputados cobram volta de escola integral
03:49
Assembleia Notícia
Deputados cobram volta de escola integral

Na reunião ordinária de Plenário desta quarta (5/6/2019), os deputados voltaram a cobrar explicações da direção da UFMG sobre o suposto funcionamento de um laboratório de drogas na universidade. E também sobre o corte de vagas na escola integral.

Vigilantes de escolas querem recontratação
02:32
Assembleia Notícia
Vigilantes de escolas querem recontratação

Vigilantes dizem que faziam mais que a guarda patrimonial de colégios, prevista num contrato suspenso pelo governo do Estado. Em uma audiência da Comissão de Educação, eles pediram que a decisão seja revista. O governo afirma que a economia com o fim do contrato vai permitir outros investimentos nas unidades de ensino.

Comissão percorre escolas de Matozinhos
03:52
Assembleia Notícia
Comissão percorre escolas de Matozinhos

A Comissão de Educação avaliou as condições de funcionamento de quatro escolas estaduais em Matozinhos, na região metropolitana de Belo Horizonte.

Lei Kandir, Assembleia Fiscaliza e Paz na Escola
23:06
Mundo Político
Lei Kandir, Assembleia Fiscaliza e Paz na Escola

O deputado Carlos Pimenta fala sobre o ressarcimento da Lei Kandir. O parlamentar avalia as perdas causadas pelo não recolhimento de ICMS em itens exportados e os impactos dessa isenção nas contas de Minas Gerais. O deputado vê outros estados mais adiantados na articulação política e acredita que o governo federal não vai protelar uma decisão final nessa questão. Carlos Pimenta comenta a proposta do governador Romeu Zema de adesão ao Regime de Recuperação Fiscal e diz que não é contrário à privatização da Cemig, desde que o interesse da população mineira seja respeitado. Ele explica, ainda, a vinda dos secretários estaduais à Assembleia para a prestação de contas e comenta um projeto dele que quer instituir em Minas Gerais o programa Paz na Escola.