Reuniões Interativas
De
Até
Como funciona

Reuniões abertas à participação popular

Audiências públicas e debates públicos são abertos à participação popular conforme estabelecido no inciso XVII do artigo 100 e no artigo 293 do Regimento Interno da Assembleia Legislativa de Minas Gerais.

A utilização do recurso da interatividade nas reuniões transmitidas ao vivo será definida a critério de cada Comissão.

As ideias, comentários, opiniões ou quaisquer manifestações dos usuários não representam a opinião da ALMG.

Acompanhar a transmissão da reunião

Na agenda do Portal da Assembleia, as reuniões que contarão com recurso de interatividade estarão assinaladas com a indicação "Participe". Acesse a pauta da reunião que deseja acompanhar. A sala para participação será aberta quando for iniciada a transmissão ao vivo.

Participar de reunião interativa

Assim que a sala for aberta, inicia-se a possibilidade de interagir. Para participar, é necessário estar logado no Portal através de cadastro por e-mail ou redes sociais. Existem duas formas de interação:

O participante da sala pode apoiar quantas perguntas desejar, incluindo a(s) que ele tiver feito.

A participação nas reuniões interativas é restrita ao período da transmissão ao vivo da reunião. Caso a reunião seja suspensa, a sala de participação continuará funcionando normalmente.

Após o encerramento da transmissão, os usuários ainda terão cinco minutos para finalizarem a participação.

Moderação

As perguntas são publicadas diretamente pelo participante, sem moderação prévia, exceto para palavras e termos de baixo calão. Entretanto, perguntas ou comentários que não estiverem de acordo com os Termos de Uso do Portal ou que extrapolarem o tema em discussão podem ser ocultados pelo moderador da sala. Também podem ser ocultados perguntas ou comentários que forem denunciados por outros participantes.

Pergunta ou comentário ocultado por violar os Termos de Uso permanecerá registrado no mural de participação, identificado com o nome do usuário e mensagem "Ocultado por violar os Termos de Uso do Portal ou extrapolar o objeto da discussão".

Leitura da pergunta pelos deputados

A assessoria das comissões é responsável pelo envio das perguntas ao presidente da Comissão, que definirá seu encaminhamento e leitura de acordo com o andamento da reunião. As perguntas poderão ser lidas e respondidas na fase de debates. Não há obrigatoriedade de leitura e respostas a todas as perguntas enviadas.

Após a transmissão

Os vídeos das transmissões das reuniões são disponibilizados na pauta no dia seguinte à realização da reunião. Haverá um recurso que permitirá ao usuário assistir ao vídeo a partir do momento de início da leitura das perguntas.

Após o encerramento da transmissão, é possível visualizar as interações e denunciar perguntas pelo Fale Com a Assembleia.