De
Até
A participação on-line da sociedade nas discussões do Legislativo estará na pauta do Pensando em Minas- Arquivo ALMG
A participação on-line da sociedade nas discussões do Legislativo estará na pauta do Pensando em Minas- Arquivo ALMG - Foto: Ricardo Barbosa

Programa discute inclusão digital e participação popular

Pensando em Minas será transmitido ao vivo pelo canal da Escola no YouTube, nesta terça (30), a partir das 10 horas.

“Inclusão digital e participação popular no Legislativo” é o tema da próxima edição do programa Pensando em Minas, realizado pela Escola do Legislativo (ELE) da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) em parceria com a TV Assembleia. O programa será transmitido ao vivo pelo canal do YouTube da Escola, nesta terça-feira (30/6/20), às 10 horas, com participação do público pelo chat

Para debater o assunto, estarão on-line Ana Paola Amorim, analista da Gerência-Geral de Projetos Institucionais da ALMG e professora da pós-graduação da ELE, e Paula Fernandes Furbino Bretas, professora do Instituto Federal de Brasília. O mediador será Alexandre Bossi, consultor e professor da Escola.

Em pauta, o cenário atual da participação da sociedade civil nas discussões do Legislativo mineiro, especialmente durante as reuniões das comissões, que, desde 2018, oferecem ao cidadão a possibilidade de participar on-line pelas salas de bate-papo. 

Publicação - O tema da live é inspirado no artigo “Inclusão digital, isonomia e comunicação pública: a experiência das reuniões interativas da Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais”, de autoria de Paula Bretas e Frederico da Cruz Vieira de Souza, gerente de Relações Públicas da ALMG. O texto traz uma abordagem contemporânea, colaborando para a compreensão da interação entre as instituições públicas e a sociedade civil.

O artigo foi publicado no livro “Princípio da Igualdade: uma abordagem multidisciplinar”, organizado por Antônio José Calhau Resende e José Alcione Bernardes Júnior, professores e consultores da Escola do Legislativo. A publicação, de autoria coletiva, é do Núcleo de Estudos e Pesquisas da Escola do Legislativo (Nepel). 

Anualmente, o Nepel identifica assuntos de interesses do Legislativo e reúne especialistas de várias áreas para uma reflexão sobre o tema eleito, o que propicia uma discussão profunda e com olhares diversos.